Bangkok depende da separação de resíduos: 10 novas estações para uma cidade limpa!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Banguecoque iniciará um novo sistema de separação de resíduos com incentivos em 2025. Os cidadãos podem poupar taxas e contribuir para o ambiente através da separação correta.

Bangkok initiiert 2025 ein neues Mülltrennungssystem mit Anreizen. Bürger können durch korrekte Trennung Gebühren sparen und zur Umwelt beitragen.
Banguecoque iniciará um novo sistema de separação de resíduos com incentivos em 2025. Os cidadãos podem poupar taxas e contribuir para o ambiente através da separação correta.

Bangkok depende da separação de resíduos: 10 novas estações para uma cidade limpa!

Um programa abrangente de separação e gestão de resíduos está actualmente a ser implementado em Banguecoque. O governo municipal criou 10 pontos de coleta de lixo na área de Sanam Luang, com funcionários para fornecer aos cidadãos orientações sobre como separar adequadamente os resíduos. O princípio “não despejar” é utilizado como guia para apoiar a separação em três categorias principais: resíduos gerais, resíduos reciclados e resíduos alimentares. No período de 26 de outubro a 2 de novembro de 2025, foram recolhidos 10.375 kg de resíduos, com uma média animadora de 1.200 kg por dia, informou pr-bangkok.com.

Os resíduos recolhidos incluem 3.141 kg de lixo geral, 3.655 kg de resíduos reciclados e 3.579 kg de restos de alimentos utilizados na alimentação animal ou na produção de adubo orgânico. Durante uma cerimónia em homenagem à Rainha Sirikit, o Vice-Governador de Banguecoque, Sr. Chakkapan, visitou os locais de eliminação e agradeceu aos cidadãos pela sua cooperação. A administração municipal também tomou medidas para prevenir danos ambientais causados ​​pelo descarte inadequado de águas residuais. Para isso foram instalados separadores de gorduras especiais para garantir os padrões de higiene e ambientais.

Produção de resíduos em níveis recordes

Bangkok é líder na Tailândia no que diz respeito à produção de resíduos. Alto ngobiz.org A cidade produz anualmente 2,23 milhões de toneladas de resíduos, o que equivale a cerca de 10.525 toneladas por dia. Estes números mostram uma tendência preocupante: a produção de resíduos atingiu um máximo histórico e as previsões sugerem que a quantidade poderá aumentar para 1,5 toneladas por habitante por dia até 2030. O aumento é atribuído principalmente ao crescimento populacional e à urbanização em áreas próximas do metro.

A Administração Metropolitana de Banguecoque (BMA) lançou um plano de desenvolvimento de gestão de resíduos de 20 anos que visa reduzir os resíduos em 20% até 2025. No entanto, a BMA não conseguiu atingir os seus objetivos entre 2014 e 2017; a quantidade de resíduos aumentou mesmo 5,65% em comparação com 2013. As medidas de reciclagem e separação de resíduos são muitas vezes informais, o que afecta a eficiência da gestão de resíduos. O Brasil é criticado como o sexto maior produtor de resíduos plásticos do mundo, e mais de um milhão de toneladas de plástico acabam no oceano todos os anos.

Incentivos e recompensas financeiras

A fim de promover a separação adequada dos resíduos, a BMA pretende reajustar as taxas de lixo a partir de outubro de 2025. As famílias que separam os seus resíduos de acordo com os novos regulamentos deverão receber alívio financeiro. Atualmente, apenas 500 milhões de baht (12,8 milhões de euros) são recolhidos às famílias, enquanto o governo municipal gasta cerca de 7 mil milhões de baht (aproximadamente 180 milhões de euros) anualmente na eliminação de resíduos. Num novo sistema de recompensa, que funciona sob o lema “Esta casa não mistura resíduos”, as famílias podem registar-se através da aplicação BKK Waste Pay e carregar fotografias dos seus resíduos separados. No primeiro ano, os participantes ainda recebem gratuitamente sacos de lixo orgânico.

A iniciativa começa imediatamente para inscrições individuais e a partir de 1º de agosto de 2025 para grupos. A administração municipal está a planear verificações aleatórias na separação de resíduos para garantir a eficácia da campanha. O objetivo destas medidas é criar incentivos financeiros para que os cidadãos de Banguecoque contribuam ativamente para a redução da quantidade de resíduos e, assim, reduzir a poluição ambiental.