Zonas livres de fumo em Loy Krathong: Ministério da Cultura da Tailândia faz um balanço!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Tailândia promove zonas livres de fumo durante o Festival Loy Krathong para proteger a saúde e o meio ambiente e estabelecer valores antifumo.

Thailand fördert rauchfreie Zonen während des Loy Krathong Festivals, um Gesundheit und Umwelt zu schützen und rauchfreie Werte zu etablieren.
A Tailândia promove zonas livres de fumo durante o Festival Loy Krathong para proteger a saúde e o meio ambiente e estabelecer valores antifumo.

Zonas livres de fumo em Loy Krathong: Ministério da Cultura da Tailândia faz um balanço!

A fim de promover um ambiente livre de fumo na Tailândia, o Ministério da Cultura tailandês e a Fundação Antitabagismo lançaram recentemente uma iniciativa abrangente. A cooperação visa fortalecer os valores antifumo e criar zonas livres de fumo, especialmente durante o próximo Festival Loy Krathong. Como hfocus.org relatado, estas medidas destinam-se a ajudar a garantir uma atmosfera segura, limpa e amigável para o turismo cultural, o que está em linha com o conceito de turismo verde.

Com um grande número de apoiantes de outros ministérios, como o Ministério da Saúde, o Ministério do Interior e o Ministério da Educação, o Departamento de Promoção Cultural planeia educar o público sobre os perigos do fumo - tanto cigarros como cigarros electrónicos. Os esforços não são coincidência: de acordo com estatísticas surpreendentes, 70% dos tailandeses estão expostos ao fumo passivo, o que é considerado alarmante em comparação com os 30% em Inglaterra. As mais afetadas são as mulheres tailandesas com idades entre 15 e 49 anos.

Riscos para a saúde decorrentes do tabagismo passivo

Fumar não é um problema generalizado apenas na Tailândia. Todos os anos, 20.688 pessoas morrem na Tailândia como resultado do tabagismo passivo, sendo os acidentes vasculares cerebrais e as doenças cardíacas as principais causas. O que é particularmente preocupante é que 55% das crianças entre 1 e 5 anos vivem em agregados familiares com fumadores – em Banguecoque o número é de 62%. Estas crianças têm um risco significativamente maior de desenvolver asma ou necessitar de tratamento hospitalar. O risco de cancro da mama em mulheres expostas ao fumo passivo aumenta 1,24 vezes quanto mais tempo dura a exposição.

O Ministério da Cultura vê uma solução sustentável na criação de zonas livres de fumo em eventos populares como o Loy Krathong e os Jogos SEA. Esta iniciativa não é apenas um passo na direcção certa para a protecção ambiental, mas acima de tudo protege também a saúde dos não fumadores, especialmente das crianças e das mulheres.

Leis rígidas sobre fumo e cumprimento delas

A Tailândia tem leis rígidas sobre fumo que são obrigatórias tanto para os moradores locais quanto para os turistas. Fumar é proibido em muitas áreas públicas, incluindo edifícios governamentais, hospitais, escolas e até mesmo transportes públicos. Qualquer pessoa que não cumpra essas regras enfrentará multas entre 2.000 e 20.000 baht. Para violações repetidas, a multa pode chegar a 40.000 baht. tailândiainseln.de salienta que existem algumas exceções, por exemplo, para áreas designadas para fumadores em determinados hotéis ou restaurantes.

Outro ponto crítico é que os cigarros eletrônicos são completamente proibidos na Tailândia. Isto aplica-se tanto à posse como à importação de cigarros eletrónicos, cujas violações são puníveis com sanções severas. Dadas estas regulamentações rigorosas, é aconselhável que os turistas se informem antecipadamente sobre as proibições locais de fumar e tenham consideração pelas leis aplicáveis.

Em conclusão, os esforços para alcançar uma sociedade livre de fumo na Tailândia destinam-se não só a proteger a saúde dos cidadãos, mas também a melhorar a oferta turística do país. Através de iniciativas como a colaboração entre o Ministério da Cultura e diversas organizações de saúde, fica claro que o país está no bom caminho para estabelecer valores antifumo na sociedade.