Os resíduos plásticos ameaçam as costas da Tailândia: é assim que Koh Phangan está a lutar contra eles!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Dr. Pin Sak Suraswadi fala sobre as graves consequências dos resíduos plásticos no mar e soluções sustentáveis ​​para eliminação de resíduos na Tailândia.

Dr. Pin Sak Suraswadi spricht über die gravierenden Folgen von Plastikmüll im Meer und nachhaltige Lösungen zur Müllbeseitigung in Thailand.
Dr. Pin Sak Suraswadi fala sobre as graves consequências dos resíduos plásticos no mar e soluções sustentáveis ​​para eliminação de resíduos na Tailândia.

Os resíduos plásticos ameaçam as costas da Tailândia: é assim que Koh Phangan está a lutar contra eles!

Os resíduos plásticos são um problema candente em Banguecoque e nas praias da Tailândia. Pin Sak Suraswadi, diretor do Departamento de Recursos Marinhos e Costeiros, destacou recentemente que a Tailândia é o sexto maior poluidor mundial de resíduos plásticos marinhos. Este facto é alarmante porque os resíduos plásticos têm um impacto significativo no nosso ambiente, economia e sociedade. Quem poderia imaginar que baleias, tartarugas marinhas, dugongos e aves marinhas estariam em risco porque confundiram plástico com comida ou ficaram enredados nele? São animais que precisam urgentemente do nosso ecossistema!

Particularmente preocupantes são as partículas de microplástico que acabam no mar e contaminam a cadeia alimentar. Isto também pode ter consequências diretas para a saúde das pessoas. Além disso, os resíduos plásticos poluem praias e pontos turísticos, o que prejudica a indústria do turismo. Na Tailândia, um país que depende fortemente do turismo, esta circunstância teria consequências fatais.

Atividades de eliminação de lixo

No início de outubro, ocorreu um importante evento em Koh Phangan, inaugurado pelo vice-primeiro-ministro Sucha Chomklin. Este evento teve como objetivo remover detritos marinhos como parte de um projeto para proteger os recifes de coral e a vida marinha iniciado pela Princesa Sirivannavari Nariratana. Aqui, vários voluntários recolheram resíduos plásticos durante o mergulho, que foram entregues à autoridade ambiental para eliminação adequada. Tais ações não são apenas necessárias, mas também uma iniciativa para aumentar a consciencialização sobre a proteção dos recursos marinhos.

O Departamento de Recursos Marinhos e Costeiros organiza regularmente essas atividades para regenerar os recursos marinhos. Afinal, praias limpas e recifes de coral saudáveis ​​são cruciais para a biodiversidade e aumentam o valor dos locais turísticos. Os residentes locais, estudantes e líderes comunitários que participam nestes eventos demonstram que todos os setores da sociedade devem trabalhar em conjunto para garantir o futuro dos nossos oceanos.

Turismo e resíduos plásticos

O plástico nos oceanos não é apenas uma questão ambiental, mas também económica. Alto WWF Os resíduos plásticos causam anualmente prejuízos financeiros que ascendem a 268 milhões de euros à indústria do turismo mediterrânico. Isto mostra como é importante que as empresas de turismo assumam responsabilidades. Você deve tomar medidas para reduzir o desperdício de plástico, como evitar plástico e utensílios descartáveis. É hora de restaurantes e hotéis pensarem no seu próprio consumo de plástico.

Os viajantes também podem fazer a sua parte. Você deve trazer suas próprias garrafas de água, usar lancheiras e talheres de viagem. Uma dica importante também é usar protetor solar que não agride os corais e sem microplásticos e evitar louças descartáveis ​​em restaurantes.

A mensagem é clara: proteger os oceanos está nas nossas mãos. Com determinação e talento para soluções ecológicas, podemos reduzir significativamente a carga de resíduos plásticos, preservando ao mesmo tempo os nossos recursos naturais. O primeiro passo começa connosco – sejamos a mudança que queremos ver no mundo.