Marimekko comemora 10 anos de revolução no design na Tailândia!
Marimekko comemora 10 anos na Tailândia, com foco na sustentabilidade e no design escandinavo. Uma olhada em sua história de sucesso.

Marimekko comemora 10 anos de revolução no design na Tailândia!
Marimekko, marca de design finlandesa, comemora seu décimo aniversário na Tailândia. Nesta década, a marca não só se estabeleceu firmemente na mente das pessoas, mas também eliminou a estranha primeira impressão enganosa. No início, a Marimekko era muitas vezes vista como uma marca japonesa, mas uma colaboração estratégica com a Finnair ajudou a comunicar mais claramente a Finlândia como origem da marca. Esta ligação à identidade escandinava também se reflete nos produtos, que impressionam pela funcionalidade e design colorido.
Um excelente exemplo de sucesso é a “bolsa”, que se tornou o produto principal. Com mais de 20.000 vendas em apenas um ano, ele mostra de forma impressionante o quão bem a Marimekko está no pulso dos tempos. Aproximadamente 60% das vendas na Tailândia provêm de vestuário, o que é notável em comparação com outros países onde esta percentagem está entre 20-30%. Em apenas uma década, a marca abriu quase 15 lojas que foram adaptadas às necessidades dos clientes tailandeses.
O coração do design
O foco está particularmente no icônico padrão Unikko, desenhado por Maija Isola em 1964. Este design se estabeleceu como o mais reconhecível na longa história da marca. No total, a Marimekko oferece mais de 1.000 padrões diferentes, muitas vezes inspirados na natureza. A elevada funcionalidade dos designs é complementada por uma paleta de cores positivas e vivas que pretende enriquecer o quotidiano dos seus utilizadores.
A questão da sustentabilidade não deve ser negligenciada. A Marimekko lidera pelo exemplo e aposta em materiais ecológicos que são reutilizáveis e recicláveis. Com espessantes de base biológica na pasta de impressão e utilização de materiais orgânicos certificados, a marca persegue objetivos fixos na sua produção responsável. Marimekko também é popular no mercado de segunda mão, especialmente nos países escandinavos, onde a consciência da sustentabilidade é forte.
O motor da mudança
Tiina Alahuhta-Kasko, que atua como CEO desde 2016, desempenhou um papel fundamental na modernização da empresa e na promoção da expansão internacional. O seu compromisso com a sustentabilidade e a diversidade é partilhado por toda a força de trabalho. Sob a sua liderança, Marimekko registou vendas líquidas de 174 milhões de euros em 2023 – o dobro de 2015. Foi reconhecida várias vezes como Líder Empresarial do Ano e também é membro do conselho de administração da Finnair.
Mas Alahuhta-Kasko não olha para trás; ela tem grandes planos: nos próximos dez anos, a Marimekko não só quer expandir ainda mais, mas também se tornar ainda mais presente na vida cotidiana dos clientes tailandeses. “Brand Love” é uma lembrança central no marketing da Marimekko, sempre com o objetivo de construir uma conexão de longo prazo com as pessoas.
Num mundo em constante mudança, a Marimekko continuará a deixar a sua marca com ideias novas, designs criativos e um compromisso incansável com a sustentabilidade - e talvez a vender muito mais sacos.
Para mais informações sobre o desenvolvimento de Marimekko na Tailândia você pode ler o artigo em Momento leia e descubra mais sobre estratégias de crescimento sustentável Informações sobre QS experiência.