Bangkok celebra Loy Krathong: declínio no respeito ao meio ambiente!
Bangkok coletou 391.027 Krathong no Festival Loy Krathong de 2025. O declínio dos materiais artificiais enfatiza a proteção ambiental.

Bangkok celebra Loy Krathong: declínio no respeito ao meio ambiente!
Enquanto as luzes brilham em Banguecoque e as pessoas se preparam para as celebrações, o Festival Loy Krathong escreveu um capítulo particularmente notável. Em 6 de novembro de 2025, pouco depois de escurecer, a prefeitura lançou uma coleta em grande escala do krathong que será enviada rio abaixo durante o festival. De acordo com o porta-voz da cidade, um grande número de 391.027 Krathong foram recolhidos de cidadãos num total de 110 locais na cidade – mas isso representa uma diminuição considerável de 24 por cento em comparação com o ano anterior.
Do krathong coletado, impressionantes 82,76% vieram de materiais naturais, enquanto apenas 10,01% eram pão e 7,23% eram espuma. Em contraste, 514.590 Krathong foram enviados para o rio no ano passado, 98,39% dos quais foram feitos de matérias-primas ecológicas. Isto mostra que há muito espaço para melhorias quando se trata de agir de forma mais ambientalmente consciente. Para minimizar o impacto ecológico, a população foi incentivada a utilizar Krathong feito de materiais naturais.
Responsabilidade ecológica
A administração da cidade emitiu um lema claro em relação à responsabilidade ecológica: “Loy Krathong pelo meio ambiente – comemorar juntos, nadar juntos, 1 família, 1 Krathong”. Esta iniciativa incentiva todos a fazerem escolhas mais conscientes e a reduzirem o número de krathong prejudiciais ao meio ambiente.
O compromisso ambientalmente amigável foi implementado não apenas em terra, mas também na água. No rio Chao Phraya, foram mobilizados 163 funcionários, 28 barcos de recolha de lixo e 6 barcos de apoio para transportar de forma eficiente o krathong recolhido e separar adequadamente os diversos materiais. Enquanto os materiais naturais são transformados em fertilizantes orgânicos, outros resíduos são descartados adequadamente.
Eventos e experiências
As celebrações ocorreram em vários locais importantes, incluindo a impressionante Ponte Rama 8 e o histórico Wat Samian Nari em Chatuchak. O festival não se caracterizou apenas por eventos culturais, mas também por medidas práticas de promoção do ambiente. Trinta e três parques públicos em 21 distritos foram abertos até à meia-noite para dar às pessoas mais oportunidades de lançarem o seu krathong ao ar livre.
Um destaque especial foi a versão online do festival, mais uma vez oferecida, através da plataforma greener.bangkok.go.th. Com 23.347 participantes, este número representou uma certa diminuição face aos 36.832 participantes do ano anterior. No entanto, o trabalho em rede através da Internet mostra que a consciência da tradição e da sua adaptação aos tempos modernos continua a crescer.
Espera-se que a população de Banguecoque e de outros lugares mantenha o seu compromisso com o meio ambiente, ao mesmo tempo que continua a nutrir a herança cultural de Loy Krathong. Já estamos ansiosos para o próximo ano e ansiosos para ver como os números vão mudar!