Reduza os custos de saúde: Novo projeto revoluciona o sistema da Tailândia!
O primeiro-ministro Anutin Charnvirakul revelou o projeto de saúde "สุขกาย สบายกระเป๋า" em 4 de novembro de 2025, que visa reduzir os custos de saúde na Tailândia.

Reduza os custos de saúde: Novo projeto revoluciona o sistema da Tailândia!
O primeiro-ministro Anutin Charnvirakul revelou o novo projeto de saúde “สุขกาย สบายกระเป๋า” (Saúde e Carteira) em 4 de novembro de 2025. Este esforço pioneiro visa reduzir os custos de saúde para a população tailandesa em mais de 32 bilhões de baht por ano. Isto prepara o terreno para um sistema de saúde melhorado na Tailândia.
O projeto insere-se na chamada política “Quick Big Win”, que visa otimizar a qualidade de vida e o sistema de saúde em geral. Anutin enfatiza a importância da transparência no sistema de saúde e quer oferecer mais opções aos cidadãos. Ao apresentar o projeto, ele mencionou que atualmente muitos pacientes têm que esperar por tratamento em hospitais públicos, enquanto os preços nas instalações privadas estão em alta.
Mais transparência e escolha
Mais de 300 hospitais privados e mais de 3.400 farmácias participarão ativamente do projeto e ostentarão o símbolo “สุขกาย สบายกระเป๋า”. Uma inovação importante é a divulgação dos preços dos medicamentos pelos hospitais privados. Além disso, os pacientes terão no futuro a oportunidade de resgatar receitas em farmácias registadas fora dos hospitais. Espera-se que isto facilite o acesso aos medicamentos necessários.
Outro destaque do projeto é a introdução de um sistema de telefarmácia que dá aos cidadãos acesso a consultas. No entanto, de acordo com Anutin, os cidadãos continuam a ser livres de utilizar os seus direitos existentes aos serviços de saúde.
Custos de saúde ocultos no sistema
Para compreender melhor o contexto, é importante salientar os custos ocultos dos cuidados de saúde que podem surpreender muitos pacientes na Tailândia. Como Dica da Tailândia relatórios, não são apenas os custos das consultas especializadas e das dispendiosas clínicas privadas que constituem um problema. As lacunas nos seguros, os serviços de emergência e os medicamentos excessivamente caros também contribuem para os desafios financeiros.
- Facharztkonsultationen: Die Kosten variieren zwischen 1.500 und 4.000 Baht.
- Versicherungslücken: Viele Policen haben unklare Bedingungen und niedrige Anspruchsgrenzen.
- Notfalldienste: Krankentransporte können bis zu 3.000 Baht kosten.
- Überteuerte Medikamente: Preise in Krankenhausapotheken sind oft 50 bis 150 Prozent höher als in örtlichen Apotheken.
- Gebühren für Sprachunterstützung: Sprachbarrieren können teure Missverständnisse verursachen.
Os pacientes são aconselhados a ter cuidado ao comparar preços e obter estimativas detalhadas de custos antes dos tratamentos. Também vale a pena perguntar especificamente sobre alternativas genéricas para reduzir despesas.
No geral, o projeto “สุขกาย สบายกระเป๋า” de Anutin Charnvirakul mostra abordagens promissoras para reduzir os custos de saúde e melhorar o acesso aos cuidados de saúde na Tailândia. Mas resta saber como a implementação funcionará na prática e se os objectivos desejados poderão realmente ser alcançados.