Controles drásticos de entrada: 1.440 estrangeiros presos desde outubro!
A autoridade de imigração da Tailândia tem fornecido informações sobre o regresso de estrangeiros ilegais e o aumento dos controlos fronteiriços desde Novembro de 2025.

Controles drásticos de entrada: 1.440 estrangeiros presos desde outubro!
Nas últimas semanas, a situação em torno da entrada na Tailândia tornou-se cada vez mais explosiva. De acordo com as informações atuais do PBS tailandês Cerca de 1.440 estrangeiros entraram ilegalmente no país desde 22 de outubro de 2025. Em conferência de imprensa no dia 11 de novembro, o Pol. O tenente-general Cheongron Rimpodee, porta-voz do departamento de imigração, compartilhou os detalhes. Particularmente preocupantes são os elevados números de chegadas da Índia (465 pessoas), seguidas de 270 de África, 220 das Filipinas e 187 da China.
A fim de lidar com o problema das entradas ilegais, todos os detidos são preparados para repatriamento de acordo com a Lei de Imigração de 1979. Em 10 de Novembro, Pol. O tenente-general Phanumat Boonyalaksm, chefe do departamento de imigração, a Mae Sot, na província de Tak, para supervisionar pessoalmente as repatriações. Devem ser tomadas medidas decisivas não só contra a entrada ilegal, mas também contra o tráfico de seres humanos. Como parte do Mecanismo Nacional de Referência (NRM), são realizadas entrevistas com cidadãos estrangeiros para ajudar potenciais vítimas de tráfico de seres humanos e trabalho forçado.
Controles biométricos e medidas de segurança aumentadas
Para evitar a personificação, Pol. Tenente-General Phanumat para registrar os dados biométricos de todos os estrangeiros no sistema das autoridades de imigração. Os controlos estão agora a ser aumentados nos aeroportos, especialmente para aqueles que regressam de Myanmar. É dada especial atenção aos estrangeiros do Sul da Ásia e da África Oriental, bem como aos adolescentes e jovens que viajam sozinhos e que não têm planos de viagem claros. Desde o início do ano, 3.384 estrangeiros foram detidos temporariamente em aeroportos.
O que está por trás desse tratamento rigoroso? A Tailândia, oficialmente chamada de Reino da Tailândia, tem uma longa história de migração e imigração. Localizada no Sudeste Asiático, faz fronteira com quatro países e atrai pessoas de todo o mundo através da sua diversidade cultural e oportunidades económicas. A população é de quase 66 milhões e a capital Banguecoque é um centro central para muitos viajantes e candidatos a emprego.
Um pouco de história sobre a Tailândia
Historicamente, a Tailândia, conhecida como Sião até 1939, passou por muitas convulsões políticas, incluindo numerosos golpes militares. Os conflitos políticos caracterizaram as últimas duas décadas, mas o país conseguiu, no entanto, estabelecer-se como um factor de poder regional. Devido a esta importância geopolítica e ao estatuto de país em desenvolvimento, a Tailândia continua a ser um destino atraente para migrantes que procuram melhores condições de vida aqui.
Esta mistura de esperança e problemas – essa é a vida quotidiana na Tailândia. Devido à sua posição internacional e às oportunidades económicas, o país continua a ser um íman, embora sejam necessários muitos desafios para desenvolver uma política ordenada e correcta em matéria de migração e imigração. Em suma, a situação actual reflecte as características complexas de um país que é considerado simultaneamente um reduto cultural e um centro económico na região.