Meio ambiente e economia em foco: PNUD e Tailândia em diálogo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 11 de novembro de 2025, o Ministério do Meio Ambiente da Tailândia receberá a delegação do PNUD para a cooperação contra as mudanças climáticas e os problemas ambientais.

Am 11.11.2025 empfängt Thailands Umweltministerium die UNDP-Delegation zur Zusammenarbeit gegen Klimawandel und Umweltprobleme.
Ambiente

Meio ambiente e economia em foco: PNUD e Tailândia em diálogo!

No dia 10 de novembro de 2025, houve uma reunião significativa no Ministério de Recursos Naturais e Meio Ambiente em Bangkok. O Secretário Permanente Ngan Chayanun Phakdeejit recebeu a Representante do PNUD na Tailândia, Sra. Niamh Collier-Smith e sua delegação. A reunião decorreu na sala de reuniões do 17.º andar do ministério, onde também estiveram presentes representantes de outras autoridades relevantes. A atmosfera foi caracterizada por uma discussão activa sobre o rumo que o ministério gostaria de seguir sob a liderança do Ministro Suchat Chomklin.

Mas o que está realmente na agenda? Ngan Chayanun Phakdeejit descreveu as prioridades que são centrais para as políticas do ministério. O foco está na gestão sustentável dos recursos naturais em benefício da população. A promoção dos negócios e do turismo através da utilização versátil e amiga do ambiente dos recursos biológicos desempenha um papel importante.

Desafios e oportunidades

Mas o foco não está apenas nos desenvolvimentos positivos. Temas como a gestão de catástrofes naturais e a luta contra as PM 2,5 e a poluição transfronteiriça são tratados de forma intensiva. É dada especial atenção ao objetivo de implementar a iniciativa “Zero Desperdício Alimentar”. É claro que os desafios na gestão dos recursos naturais não podem ser subestimados, mas Chayanun Phakdeejit permanece optimista.

Um ponto central da reunião foi o aprofundamento da cooperação entre o ministério e o PNUD. Discutiu como promover a sustentabilidade no contexto das alterações climáticas e, ao mesmo tempo, atingir as metas nacionais, conhecidas como NDC 3.0. As comunidades também devem estar activamente envolvidas, a fim de promover a protecção da diversidade biológica.

Financiamento e perspectivas futuras

Outro aspecto interessante foi a discussão do projeto, que será apoiado pelo Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF), pelo Fundo Verde para o Clima (GCF) e pelo Fundo de Adaptação. Estas iniciativas mencionadas oferecem inúmeras oportunidades de financiamento para projetos futuros que visam abordar as alterações climáticas e promover a biodiversidade.

O futuro está cheio de oportunidades e desafios: o intercâmbio entre instituições é a chave para encontrar soluções inovadoras. Mesmo que as coisas possam por vezes ficar difíceis na cooperação internacional, as discussões actuais mostram que é definitivamente necessário um bom domínio do tema do clima e do ambiente.

Mais informações sobre os desenvolvimentos e iniciativas atuais na área de recursos naturais e meio ambiente podem ser encontradas nas páginas da Universiti Malaya e do Thesaurus.