Luto na Tailândia: Rainha Mãe Sirikit morre aos 93 anos!
O primeiro-ministro tailandês, Anutin Charnvirakul, expressa condolências pela morte da Rainha Sirikit em 24 de outubro de 2025.

Luto na Tailândia: Rainha Mãe Sirikit morre aos 93 anos!
Em 25 de outubro de 2025, o primeiro-ministro Anutin Charnvirakul dirigiu-se ao povo tailandês numa comovente declaração televisiva. O motivo do seu discurso foi a dolorosa perda da Rainha Sirikit, a mãe do país, que morreu em 24 de outubro de 2025 no Hospital Chulalongkorn aos 93 anos. Anutin descreveu a sua morte como uma grande perda para a nação e prestou-lhe homenagem como fonte de inspiração, amor e compaixão.
Na declaração, Anutin enfatizou as contribuições inestimáveis da falecida rainha, que contribuiu para o artesanato, a conservação da natureza e a saúde ao longo de várias décadas. Em sinal de respeito, o governo pretende organizar o funeral com dignidade e a população é convidada a mostrar a sua dor e chorar em conjunto. O Primeiro-Ministro também expressou a sua gratidão à Rainha e rezou pela sua paz na vida após a morte. A mídia internacional também noticiou sua morte e relembrou suas viagens com o falecido rei Bhumibol Adulyadej.
Período de luto e cerimônias
O período oficial de luto pela Rainha Sirikit foi fixado em um ano. Em 26 de outubro de 2025, as cerimônias reais começam no Dusit Maha Prasat, o Grande Palácio. O primeiro ato de luto será a recolha do corpo pelo Rei Vajiralongkorn e pela Rainha Suthida. Isso ocorre às 15h42, com o corpo sendo transportado em um veículo real que também foi usado pelo falecido rei Bhumibol Adulyadej.
As expressões de luto da população são diversas. Os estabelecimentos públicos irão baixar as suas bandeiras a meio mastro durante 30 dias e as pessoas serão solicitadas a usar roupas discretas durante o período de luto. Existem inúmeras postagens comemorativas nas redes sociais e na televisão. De 27 de outubro a 8 de novembro de 2025, o corpo será exposto para veneração no Salão Sahaithai do Grande Palácio.
Problemas de saúde e trabalho de vida
A Rainha Sirikit lutava há muito tempo com problemas de saúde. Em setembro de 2019, ela foi internada no Hospital Chulalongkorn, onde foi tratada por vários problemas de saúde. Mais recentemente, um envenenamento do sangue foi diagnosticado em 17 de outubro de 2025, o que levou à sua morte. Em 2012, ela participou na cerimónia que marcou o 2.600º aniversário da iluminação de Buda, mas a sua saúde deteriorou-se significativamente desde então.
As cerimónias reais em homenagem ao corpo serão realizadas por fases até fevereiro de 2026, sendo a cremação organizada pelo Departamento de Artes e Cultura. Este é um tributo adequado ao incansável serviço e legado da Rainha Sirikit, que deixou uma impressão duradoura na sociedade tailandesa.