EUA no caos: a paralisação prejudica milhões e desacelera a economia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A paralisação do governo dos EUA desde 1 de outubro de 2025 afeta centenas de milhares de pessoas. O impacto na economia e nos serviços públicos é grave.

Der US-Regierungs-Shutdown seit dem 1. Oktober 2025 betrifft Hunderttausende. Auswirkungen auf die Wirtschaft und öffentliche Dienste sind gravierend.
A paralisação do governo dos EUA desde 1 de outubro de 2025 afeta centenas de milhares de pessoas. O impacto na economia e nos serviços públicos é grave.

EUA no caos: a paralisação prejudica milhões e desacelera a economia!

Os Estados Unidos vivem uma grande paralisação desde 1 de outubro de 2025, que já dura mais de um mês, tornando-a a mais longa da história do país. A razão? O Congresso dos EUA não conseguiu chegar a acordo sobre uma nova lei orçamental. Estima-se que entre 670 mil e 750 mil trabalhadores tenham sido temporariamente despedidos, enquanto cerca de 730 mil terão de continuar sem remuneração. Particularmente afectados são os funcionários públicos e os beneficiários da ajuda alimentar, que sofrem com a perda de apoio financeiro. Ponto de trabalho hoje relata que o impacto pode chegar a US$ 14 bilhões.

O conflito entre Republicanos e Democratas é visto como a principal causa da crise orçamental. Os republicanos pedem cortes em vários programas e mais financiamento para a segurança das fronteiras, mas os democratas rejeitam esta ideia. Uma lei orçamental temporária que deveria permitir uma prorrogação do prazo até ao final de Novembro não foi aprovada. Como ZDF hoje declarou, esta é a 15ª paralisação desde 1981 e mostra que o Congresso não consegue tomar as decisões necessárias.

Consequências económicas

O impacto económico da paralisação é grave. Analistas alertam que a economia dos EUA poderá contrair cerca de 0,1% por semana. Uma paralisação de quatro semanas poderia reduzir o crescimento em 1% no quarto trimestre de 2025, e ainda mais se continuar por oito semanas. De acordo com o Congressional Budget Office (CBO), um encerramento a longo prazo poderia prejudicar a economia da UE em mais de 16 mil milhões de euros. Entre 7 mil milhões e 14 mil milhões de dólares poderão ser perdidos permanentemente, dependendo da duração da paralisação. Muitos funcionários dependem de poupanças e procuram apoio de organizações de ajuda privadas,à medida que as dificuldades financeiras continuam a crescer.

Embora alguns serviços essenciais, como o controlo do tráfego aéreo, estejam a ser mantidos, sob a pressão dos funcionários que têm de trabalhar sem remuneração, muitas instalações públicas, incluindo museus e parques nacionais, estão fechadas. Estes encerramentos levam a tempos de espera mais longos, a um processamento mais lento dos pedidos e a uma paralisação geral na administração pública. Poynter observa que a perda de produtividade causada por funcionários dispensados ​​está afetando o desempenho de todo o país.

Fragilidade política

A paralisação revela a fragilidade política nos EUA e a incapacidade dos dois principais partidos de chegarem a um acordo. O Presidente Trump também sugeriu que os funcionários em licença não podem receber pagamento retroativo, o que poderia agravar ainda mais a situação. No ano passado, o Congresso esteve à beira de uma paralisação, mas conseguiu evitar uma paralisação financeira. Atualmente, não há nenhum avanço à vista nas negociações e permanece a incerteza quanto à duração da paralisação.Os últimos desenvolvimentos sugerem que as frentes entre Republicanos e Democratas poderão endurecer ainda mais.