A revolução da saúde na Tailândia: Grande vitória rápida” para uma medicina melhor!
O Ministro da Saúde da Tailândia anuncia a iniciativa "Quick Big Win" para fortalecer o sistema de saúde e o turismo de saúde.

A revolução da saúde na Tailândia: Grande vitória rápida” para uma medicina melhor!
Em 3 de novembro de 2025, o vice-ministro da Saúde, Waroachot Sukkhankachorn, revelou uma iniciativa histórica para melhorar o sistema de saúde da Tailândia. No Departamento de Serviços de Saúde de Nonthaburi, anunciou que a iniciativa "Quick Big Win" tem três objectivos principais: melhorar os padrões de saúde, promover a economia da saúde e fortalecer o sistema primário de saúde na Tailândia. Estas medidas são necessárias para reforçar a confiança da população na qualidade dos cuidados de saúde e para posicionar a Tailândia como um local promissor no domínio da saúde.
Um ponto central da iniciativa diz respeito àPadrões de saúde. O plano aqui é elevar os padrões de qualidade das instalações de saúde aos padrões nacionais. Isto inclui o desenvolvimento de novas leis para padrões de engenharia médica e a melhoria da qualidade das instalações de saúde pública. Outro objetivo é implementar um sistema de monitorização que utilize tecnologia de IA para combater a publicidade enganosa no setor da saúde e estabelecer um centro de resolução de litígios para os consumidores de saúde.
Promoção da indústria da saúde
A iniciativa também prevê uma abordagem abrangentePromoção da indústria da saúdeantes. Ao implementar a política “Medical Hub”, a Tailândia posicionar-se-á como um centro internacional de cuidados de saúde, com diversas especializações, como o Medical Service Hub e o Wellness Hub. O objetivo é tornar a Tailândia um hospital de qualidade para medicina estética e outros tratamentos especializados para estimular ainda mais o turismo de saúde.
Outra área de atuação é queFortalecer o sistema primário de saúde. Para melhorar o acesso aos serviços de saúde, existem planos para desenvolver “Postos de Saúde” nas comunidades. A utilização da tecnologia destina-se a reforçar as competências dos agentes comunitários de saúde para promover os cuidados de saúde e a prevenção. O objectivo é também transformar os centros de saúde básicos em “centros de DNT”, a fim de melhor responder aos desafios crescentes das doenças não transmissíveis, como a diabetes e as doenças cardíacas.
Uma olhada no sistema de saúde
Vamos começar um passo atrás: a Tailândia fez imensos progressos no domínio dos cuidados de saúde nas últimas décadas e é agora considerada um modelo para muitos países em desenvolvimento. A base deste sucesso é o Regime de Cobertura Universal (UCS), introduzido em 2002, que oferece hoje a cerca de 75% da população acesso a serviços básicos de saúde. Mas apesar destas conquistas, os desafios permanecem.
O setor da saúde enfrenta desafios principalmente devido ao envelhecimento da população, ao aumento dos custos e às desigualdades entre as regiões urbanas e rurais. Existe frequentemente falta de pessoal qualificado, especialmente nas zonas rurais, o que pode afectar a qualidade dos cuidados. O aumento do turismo médico também corre o risco de desviar recursos dos cuidados de saúde públicos.
A iniciativa do ministério é um passo importante para enfrentar proativamente os desafios. Para além das medidas de médio e longo prazo, visa especialmente o reforço dos cuidados de saúde primários e a promoção de programas de prevenção. A utilização de tecnologias digitais, como a telemedicina, deverá também melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde.
Waroachot sublinha a vontade de trabalhar com diversas instituições, a fim de implementar com sucesso projectos no sector da saúde. Toda a iniciativa está em linha com os esforços para fazer com que a Tailândia se torne um centro de saúde ainda mais forte e de importância internacional. O que resta é a esperança de que estes passos e medidas conduzam a uma melhoria notável na vida quotidiana da população tailandesa.
Para obter mais informações sobre a evolução do sistema de saúde da Tailândia e os desafios que enfrenta, visite artigos de Tailândia Plus e Linda Tailândia.