Entregas de drones na Tailândia: começa uma nova era para o transporte aéreo!
NT e CAAT apresentam novas tecnologias de entrega de drones na Tailândia. A infraestrutura digital promove a segurança e a inovação no espaço aéreo.

Entregas de drones na Tailândia: começa uma nova era para o transporte aéreo!
Atualmente há muita coisa acontecendo no mundo dos drones na Tailândia! No dia 29 de outubro de 2025, foi realizada uma grande conferência de imprensa pela NT (National Telecommunications Public Company Limited) e CAAT (Autoridade de Aviação Civil da Tailândia) com foco no tema “Nova Era de Entrega de Drones”. O evento contou com a presença de funcionários de alto nível, incluindo o vice-primeiro-ministro e ministro dos Transportes, Phiphat Ratchakitprakarn, e o ministro da Economia e Sociedade Digital, Chaiwut Thanakamanusorn. A colaboração visa promover a inovação na tecnologia de drones para transporte aéreo e desenvolver ainda mais a infraestrutura digital da Tailândia para promover o uso de drones na entrega de bens e serviços, de acordo com thaimobilecenter.com.
A iniciativa inclui uma gama interessante de aplicações. O NT planeia conceber a sua infra-estrutura para que vários sectores empresariais, como cuidados de saúde e salvamento de emergência, possam ser apoiados por veículos aéreos não tripulados. Com os novos serviços em nuvem e a atualização da frequência de 700 MHz, as empresas de drones são apoiadas na logística aérea e podem rastrear seus voos em tempo real, aumentando a eficiência e a segurança. O diretor administrativo Sappachai Huwanan enfatiza a importância desta infraestrutura e a necessidade de trabalhar com parceiros internacionais para gerir os voos.
Novas maneiras de usar drones
Uma olhada nas aplicações pequenas, mas poderosas, mostra quão diversificado já é o uso de drones. Durante a conferência de imprensa, a NT demonstrou vários voos em colaboração com empresas como a Skyler Solutions, que transportou um desfibrilador externo automático de Icon Siam para River City Bangkok, ou Ama Marine, que trouxe medicamentos para a ilha de Koh Kai Tia. Avilon Robotics and Easy (2018) também mostraram como os drones podem ajudar nas áreas de entrega de bens de consumo e agricultura. Estes são apenas alguns exemplos que ilustram o potencial da tecnologia drone.
Neste contexto, o CAAT tem a função de regulamentar e promover o uso de drones. Conforme declarado em nationthailand.com, será implementado o sistema UAS Portal, que permite o registro de operadores de drones por meio de uma plataforma online simples. No futuro, o portal também assumirá a gestão do espaço aéreo para drones. O novo Plano Diretor de Drones da CAAT tem objetivos amplos em áreas como legislação, desenvolvimento de força de trabalho e padrões de segurança para criar um ambiente seguro para operações de drones.
Futuro da tecnologia drone
Até o momento, cerca de 130 mil drones já foram registrados na Tailândia e são esperados mais de um milhão nos próximos dez anos. Os drones são usados não apenas em logística, mas também em áreas como topografia, agricultura e filmagem. Isto leva a uma ampla gama de métodos de negócios apoiados pela tecnologia drone. De acordo com thailandtip.info, o CAAT também introduzirá certificações especiais para diversas operações de drones, incluindo centros de treinamento para pilotos de drones. Os primeiros passos deste plano abrangente, que estabelecerá autorizações e condições adequadas para a operação de aeronaves não tripuladas, já entraram em vigor.
Um destaque será a “Exposição e Simpósio de Drones da Tailândia 2024”, que acontecerá de 7 a 9 de novembro no Centro Nacional de Convenções Queen Sirikit. O objetivo aqui é promover o crescimento industrial e aumentar os padrões, a fim de garantir ainda mais a segurança do tráfego de drones. Portanto, continua a ser emocionante ver como a tecnologia dos drones se desenvolverá na Tailândia e que novas oportunidades trará para a vida quotidiana e para a economia!