Tailândia e EUA: Novo acordo comercial promete bilhões em investimentos!
A Tailândia está a levantar quotas cinematográficas, a reforçar os laços comerciais com os EUA e a investir nas telecomunicações e na agricultura.

Tailândia e EUA: Novo acordo comercial promete bilhões em investimentos!
As coisas estão avançando na Tailândia! No dia 2 de Novembro de 2025, o governo tailandês revelou algumas mudanças e medidas significativas nas suas políticas económicas que terão impacto em vários sectores. A flexibilização dos regulamentos de quotas para filmes é um passo emocionante que deverá tornar o país mais atraente como local para produções cinematográficas internacionais. Existem também facilitações para o investimento estrangeiro no sector das telecomunicações, o que pode potencialmente criar numerosos novos projectos e empregos. Outro passo inovador é a eliminação dos requisitos para pagamentos eletrônicos domésticos utilizando cartões de débito.
Um ponto-chave da nova iniciativa é o reforço da cooperação económica entre os EUA e a Tailândia. Como Notícias de negócios em Bangkok relatórios, ambos os países estão empenhados em melhorar a sua segurança nacional e resiliência económica. Estão planejados acordos comerciais com foco em produtos agrícolas, energia e aviação. Espera-se que o intercâmbio de bens e serviços cresça cerca de 2,6 mil milhões de dólares por ano para produtos agrícolas, 5,4 mil milhões de dólares para produtos energéticos e uns colossais 18,8 mil milhões de dólares para a compra de 80 aviões dos EUA.
Acordos comerciais abrangentes à vista
Prevê-se que as negociações sobre estes acordos comerciais se intensifiquem nas próximas semanas. A Tailândia eliminará tarifas sobre cerca de 99% das importações provenientes dos EUA, enquanto os EUA manterão tarifas sobre certos produtos tailandeses. O foco está também na redução das barreiras comerciais não tarifárias para que as trocas entre as duas nações funcionem de forma mais harmoniosa.
Além disso, a Tailândia comprometeu-se a aceitar as normas ambientais e de segurança dos EUA e a fazer progressos na importação de etanol para fins de combustível. Um passo promissor inclui também a autorização para importar alimentos e produtos agrícolas dos EUA.
Além disso, ambos os países intensificarão os seus esforços para combater práticas ilegais, como o trabalho infantil e o trabalho forçado. A cooperação também será ampliada para a área de propriedade intelectual, a fim de combater violações de direitos autorais e marcas registradas. O panorama do comércio digital também será reformado para eliminar impostos digitais discriminatórios.
Influências regionais e cooperação cambojana
As perspectivas para a Tailândia e toda a região da ASEAN são animadoras, especialmente em conjunto com os desenvolvimentos no Camboja. Este país levantou recentemente as tarifas sobre bens industriais e produtos agrícolas dos EUA e está comprometido com os direitos trabalhistas internacionais e com elevados padrões ambientais. Isto poderia abrir novas oportunidades para as relações comerciais na região e fortalecer o crescimento económico.
Os acordos comerciais não só parecem ser um passo importante para a Tailândia, mas também representam uma oportunidade para melhorar e estabilizar o clima empresarial regional geral. Uma colaboração que inspira esperança e promove o avanço económico na região da ASEAN!
Os novos desenvolvimentos estão a ser acompanhados com entusiasmo, uma vez que afectam muitos sectores e podem mudar permanentemente o tecido económico da Tailândia. Fique atento!