Economize e economize alimentos: é assim que 'Beyond Best Before' luta contra o desperdício!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Katie e Maggie Quach lançam a empresa social Beyond Best Before em Sydney para combater o desperdício de alimentos.

Katie und Maggie Quach gründen in Sydney das Sozialunternehmen "Beyond Best Before", um Lebensmittelverschwendung zu bekämpfen.
Katie e Maggie Quach lançam a empresa social Beyond Best Before em Sydney para combater o desperdício de alimentos.

Economize e economize alimentos: é assim que 'Beyond Best Before' luta contra o desperdício!

O desperdício alimentar não é apenas um desafio ambiental, mas também um grande problema económico. Podemos fazer muito para remediar esta situação. Um exemplo notável disso é a empresa social Beyond Best Before, lançada em Sydney em julho de 2023. As fundadoras Katie e Maggie Quach usam abordagens criativas para combater o desperdício de alimentos. Mais de 7,6 milhões de toneladas de alimentos são deitados fora na Austrália todos os anos, causando imensos danos ambientais e perdas económicas. Beyond Best Before compra produtos de empresas FMCG próximas ou posteriores à data de validade e os vende com descontos de 40-90% do preço de varejo recomendado. Desta forma, os fundadores não só criam valor económico acrescentado, mas também dão um importante contributo para a protecção ambiental. A ideia baseia-se na crença de que os alimentos que ultrapassaram o prazo de validade não são necessariamente inseguros, desde que sejam armazenados de forma adequada e que muitos compradores podem beneficiar de tais poupanças.

Mas qual é a situação na Tailândia? De acordo com um estudo sobre perda e desperdício de alimentos nas comunidades das terras altas, a perda é causada principalmente por métodos inadequados de colheita e processamento. No sector do arroz em particular, foram perdidos 18,33 kg por rai após a colheita. E há também um potencial considerável para melhorias no agregado familiar: um agregado familiar médio produz 574 kg de resíduos de arroz e 282 kg de resíduos de acompanhamentos todos os anos. Esses números ilustram a importância de promover a educação sobre o manejo responsável dos alimentos.

Desafios globais e locais

Globalmente, enfrentamos enormes desafios. Cerca de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos são perdidos ou deitados fora todos os anos – o que corresponde a um terço da produção mundial. Enquanto nos países em desenvolvimento a perda ocorre principalmente durante a colheita e a produção, nos países desenvolvidos, como a Europa e a América do Norte, mais de metade dos alimentos são deitados fora nos mercados retalhistas e domésticos. O objetivo é reduzir para metade o desperdício alimentar a nível do retalho e do consumidor até 2030, conforme estabelecido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Tailândia carece de dados claros sobre perdas e desperdícios alimentares, o que torna difícil planear e melhorar a gestão de resíduos. A falta de sistemas eficazes conduz frequentemente à poluição, a odores desagradáveis ​​e a emissões de gases com efeito de estufa, como o metano. É importante desenvolver estratégias mais eficientes aqui.

A influência de “Beyond Best Before”

Katie e Maggie Quach já economizaram mais de meio milhão de alimentos por meio do Beyond Best Before e estão constantemente procurando maneiras de expandir seu alcance. Eles também planejam lançar uma plataforma de comércio eletrônico para oferecer entrega em todo o país, o que está se tornando cada vez mais importante. A ideia não é apenas inovadora, mas também mostra uma clara tendência para empresas sociais comprometidas com a sustentabilidade. Num mundo afetado pelo aumento do custo de vida e pelas alterações climáticas, esta empresa mostra que é possível combinar sucesso económico e consciência ambiental.

Seja através de modelos de negócios criativos ou do consumo consciente – todos podem fazer a sua parte para reduzir o desperdício alimentar. Resta esperar que tais iniciativas também sejam seguidas na Tailândia, a fim de aumentar ainda mais a consciência do valor dos alimentos.

Para saber mais sobre esses tópicos, aqui estão alguns links úteis: Bangkok Biz News, HRDI e Federal Environment Agência.